sábado, 27 de agosto de 2016

AS ETERNAS CERTEZAS DA NOSSA POLÍTICA

Caros irmãos, entre mil e uma perguntas que sempre fazemos de um milhão e um problemas com que nos batemos no nosso sufocante viver, ou melhor: no sufocante viver a que os nossos ilustríssimos pseudopolíticos nos botaram a viver no nosso chão, hoje, brotem-nos pela mente sobretudo estas:

1   1. Entre PAIGC – a nossa secular dor de pensar – e PRS – falhados por natureza – quem seria o salvador da pátria? 

     2. Enquanto espias por uma resposta à primeira questão, pense connosco nisto também: eles, PAIGC e PRS, dizem estar a envidar esforços nos últimos dias com vista a encontrarem uma solução à crise a que eles mesmos nos levaram. Que solução essa?

Antes da terceira e última questão das nossas prioritárias dores de cabeça, vamos a estas primeiras, pois o tempo urge e precisamos urgentemente de umas respostas… mas oh, essas respostas já estavam há muito dadas: 1) o PAIGC, enquanto o que mais governou o país – dos tempos do monopartidarismo até a estes do multipartidarismo – já obteve um “CERTIFICADO DE INCAPACIDADE DE GOVERNAÇÃO”, portanto, não sabe governar e não pode salvar à pátria de Cabral, se não se salva a si mesmo de suas djunda-djundas; 2) todavia, e para a nossa má sorte, o nosso Partido da Renovação Social, quando teve anos para governar, até renovou a sociedade, incitando o tribalismo, clientelismo, corrupção e desgovernação, aliás, inconsciência em lidar com o Estado. Ora, ora, ora, irmãos! E agora: kim pa nos? Se nem PAIGC, nem PRS? O Presidente da República? Esta é então a derradeira quebra-cabeça! Na verdade, como o outro disse, estamos entri spada ku paredi: nós, representados por JOMAV, (in)felizmente nosso representante máximo e o do nosso Estado, metidos no meio pelo PAIGC e PRS. Sakur na blola!

Sorte não temos, disso há muito sabíamos, mas cabeça para pensar a sorte, isso DEUS nos deu pela natureza, porque Ele é misericordioso e misericordiador. É com essa cabeça que temos de resolver os nossos problemas: primeiro, sermos revolucionários com os nossos pensamentos e deixar essa coisa de nha boka ka sta la; não votarmos mais em JOMAV´S, porque esses tipos até nos mostram antes que não devem merecer as nossas escolhas, assim foi com o teatrista KOUMBA YALÁ; e dizer, COM VIVA VOZ, kreeeedi! Nunka mas! ao PAIGC, ou PRS, sempre que estiverem a nos desmerecer… Assim as coisas passam a mudar de verdade e as nossas vidas também.

Não te esqueças, compatriota, a nossa vida é gerida por eles, políticos, se falharem, como falham eternamente, falha o nosso viver! A solução que dizem estar a procurar até já está encontrada: dinheiro do povo para os seus bolsos e pastas de governação por dividir mais uma vez, a fim de se poder dar lugar aos que não conseguiram lugar no kume-kume das rondas passadas!

ABRA OS OLHOS, CAMARADA!


De: Lope ku Fundinhu

Nenhum comentário:

Postar um comentário