Ex-candidato independente às últimas eleições presidenciais, Nuno Gomes Nabiam, tem adoptado atitudes semelhantes à de um Camaleão, mudando de posições políticas não em função das circunstâncias politicas, mas sim em função dos seus interesses mesquinhos e pessoais.
O seu Blog, “Guiné-Bissau Positiva”, encontra-se na posse de informações que dão conta que Nabiam promoveu um encontro ontem entre General António Indjai e o actual Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Biaguê Nantam.
Segundo a nossa fonte, encontro visa contornar consequências inoportunas que possam decorrer das declarações do Presidente da República, José Mário Vaz, durante a sua primeira e fracassada Presidência Aberta, em que tinha acusado Chefias Militares de apropriarem indevidamente os fundos que se destinavam aos quartéis, quando Indjai comandava as forças armadas.
Outrora, Nabiam apresentava-se como crítico activo e permanente das posições assumidas por José Mário Vaz ao longo da actual crise política, que vem assolando o país desde a queda do primeiro Governo legítimo, dinâmico e mais credível do PAIGC, liderado pelo Eng.º Domingos S. Pereira. Facto que vinha fazendo notabilizar a sua formação política, que igualmente se apresentava como possível handicap ao PRS nas próximas eleições legislativas.
Nabiam, numa das suas aparições públicas, teve ousadia de se debruçar publicamente sobre o eventual plano de assalto à ANP e, consequentemente, assassinar o seu indomável Presidente, Cipriano Cassamá.
Acontece que, recentemente, manteve um encontro com actual Chefe de Executivo, Umaro Sussakau Kenemó, momento a partir do qual veio remeter-se num profundo silêncio em face dos últimos acontecimentos políticos ocorridos após o referido encontro.
Facto que nos provocou uma certa estranheza, e nos leve a questionar o seguinte: O que é que mudou em relação as posições assumidas pelo Presidente da República e que justifica o silêncio de NABIAM? Alguim falanu kuma i kalantadu nan, recebendo, em contrapartida, uma quantia monetária avultosa. GUINÉ KABA!
Será que NABIAM desconhece das sucessivas declarações terríveis do actual Ministro do Interior, Botché Cadé, que publicamente tem demonstrado a possibilidade de reunir jovens para tomar de assalto a ANP, em como viabilizar a discussão e eventual aprovação dos principais instrumentos de governação?
Desconhece das vergonhosas censuras que ainda se verificam na Televisão estatal?
Desconhece da Gatunagem que se faz sentir nas nossas Finanças Públicas? Nuno paara bandidasku boh!
Nem ouviu também o Presidente da República a dizer que actual Governo é o último desta legislatura, afastando, deste modo, a possibilidade de observar o Acordo de Conacri, conditio sine quo non para ultrapassar actual impasse político? Credo, NUNO!
Aqui deixamos um conselho:
NUNO NABIAM,
Mantenha em defesa dos superiores interesses do martirizado povo guineense. Zele pela salvaguarda dos valores e princípios democráticos. Até porque, o seu partido era apontado como alternativa ao PRS, principal desgraça deste país, e que, como tal, constitui o principal entreve aos sucessivos processos de desenvolvimento nosso país.
Ora, trilhando a mesma trajectória com o PRS, estando ao lado do Presidente da República e o Grupo dos 15, consubstanciar-se-á naquilo que chamamos de: farinhas di mesmu saku!
Nenhum comentário:
Postar um comentário