quarta-feira, 31 de agosto de 2016

OPINIAO: Mestre Julião Vieira Insumbo - PECUNIA NON OLET

PECUNIA NON OLET, hoje: um novo paradigma de cooperação e ajuda económica? 

Numa primeira leitura, afigura-se-nos dizer que a ideia de que o dinheiro não tem cheiro colocou-se ao nível da taxa de urina, decretada por VESPASIANO. Esta tributação recaía sobre a urina recolhida nos urinóis públicos. 

Com efeito, e perante o inconveniente de taxar as pessoas que aproveitavam da urina recolhida nos urinóis públicos para as fainas diárias, Tito, filho de VESPASIANO, protestou ao que, segundo historiadores romanos, o pai lhe teria a dado a cheirar uma moeda de ouro, por forma a descortinar se nela havia um odor de urina. 

O certo é que, como Tito lhe teria dito que sentia odor nenhum naquela moeda de ouro, retorquiu, dizendo-lhe “E, no entanto, veio da urina”.

Bem, como teria dito FREUD, “depois da dúvida sobre a coisa, chegou-se à dúvida sobre a consciência”. 

Parafraseando LEIBNIZ, “vestir os mesmos factos com diferentes trajes gramaticais”, devemos todos questionar se AQUELE QUE PRATICAR GENOCÍDIO CONTRA O SEU POVO DEVERÁ AJUDAR ECONOMICAMENTE UM OUTRO POVO?

Pese embora DINHERO KA TENE TCHERO DI MADEIRA I NIN TCHERO DI CUCO DE CAJU, o que virá de Sudão, certamente I NA TENE TCHERO DI PEKADUR.  

Tenho dificuldade em imaginar que vamos receber esse dinheiro sem nunca dizer nada.

De: Mestre Julião Vieira Insumbo

terça-feira, 30 de agosto de 2016

SEGUNDA RONDA NEGOCIAL

PAIGC e PRS, duas principais forcas politicas com maior representacao parlamentar, voltam a reunir-se hoje, desta feita, na sede dos Libertadores com vista a debater a solucao para a saida da acual crise politica.

De: Lope ku Fundinhu

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

KUMA KATCHUS KU PARSI KUTA BUA DJUNTU

Ma ke tan ku Jomav odja tras di El Bachir? na bardadi anos no kata ntindi es homi di djinti! Sera que, kila i alguim di referencia pa Jomav? Jomav hooooooo Jomav... Alguem com mandato de captura internacional por, alegadamente, ter cometido crimes de genocidio e de guerra. Provoca muita estranheza, a serio!

Parem este homem, por favor. Senao vai fazer estrago. Depois nao veham a dizer que nao vos avisamos. aaaaaaaaaiiiiiiii...

De: Lope ku Fundinhu


JOMAV COM OLHOS POSTOS NO UMARO SISSOKO PARA O CARGO DE PRIMEIRO-MINISTRO

Baciro Dja, Primeiro-ministro Katchafaia, tem dias contados. E vai continuar a sua actividade di SINDI FUGU NA FINORU, KATCHAFAIA KANA MAINA.
Incompetente!

sábado, 27 de agosto de 2016

AS ETERNAS CERTEZAS DA NOSSA POLÍTICA

Caros irmãos, entre mil e uma perguntas que sempre fazemos de um milhão e um problemas com que nos batemos no nosso sufocante viver, ou melhor: no sufocante viver a que os nossos ilustríssimos pseudopolíticos nos botaram a viver no nosso chão, hoje, brotem-nos pela mente sobretudo estas:

1   1. Entre PAIGC – a nossa secular dor de pensar – e PRS – falhados por natureza – quem seria o salvador da pátria? 

     2. Enquanto espias por uma resposta à primeira questão, pense connosco nisto também: eles, PAIGC e PRS, dizem estar a envidar esforços nos últimos dias com vista a encontrarem uma solução à crise a que eles mesmos nos levaram. Que solução essa?

Antes da terceira e última questão das nossas prioritárias dores de cabeça, vamos a estas primeiras, pois o tempo urge e precisamos urgentemente de umas respostas… mas oh, essas respostas já estavam há muito dadas: 1) o PAIGC, enquanto o que mais governou o país – dos tempos do monopartidarismo até a estes do multipartidarismo – já obteve um “CERTIFICADO DE INCAPACIDADE DE GOVERNAÇÃO”, portanto, não sabe governar e não pode salvar à pátria de Cabral, se não se salva a si mesmo de suas djunda-djundas; 2) todavia, e para a nossa má sorte, o nosso Partido da Renovação Social, quando teve anos para governar, até renovou a sociedade, incitando o tribalismo, clientelismo, corrupção e desgovernação, aliás, inconsciência em lidar com o Estado. Ora, ora, ora, irmãos! E agora: kim pa nos? Se nem PAIGC, nem PRS? O Presidente da República? Esta é então a derradeira quebra-cabeça! Na verdade, como o outro disse, estamos entri spada ku paredi: nós, representados por JOMAV, (in)felizmente nosso representante máximo e o do nosso Estado, metidos no meio pelo PAIGC e PRS. Sakur na blola!

Sorte não temos, disso há muito sabíamos, mas cabeça para pensar a sorte, isso DEUS nos deu pela natureza, porque Ele é misericordioso e misericordiador. É com essa cabeça que temos de resolver os nossos problemas: primeiro, sermos revolucionários com os nossos pensamentos e deixar essa coisa de nha boka ka sta la; não votarmos mais em JOMAV´S, porque esses tipos até nos mostram antes que não devem merecer as nossas escolhas, assim foi com o teatrista KOUMBA YALÁ; e dizer, COM VIVA VOZ, kreeeedi! Nunka mas! ao PAIGC, ou PRS, sempre que estiverem a nos desmerecer… Assim as coisas passam a mudar de verdade e as nossas vidas também.

Não te esqueças, compatriota, a nossa vida é gerida por eles, políticos, se falharem, como falham eternamente, falha o nosso viver! A solução que dizem estar a procurar até já está encontrada: dinheiro do povo para os seus bolsos e pastas de governação por dividir mais uma vez, a fim de se poder dar lugar aos que não conseguiram lugar no kume-kume das rondas passadas!

ABRA OS OLHOS, CAMARADA!


De: Lope ku Fundinhu

GRUPO DOS 15 EM VIAS DE BARAFUNDA


O seu Blog – GUINÉ-BISSAU POSITIVA, soube, através duma fonte fidedigna, que ADJA SATU CAMARÁ, Deputada da Nação e que faz parte dos 15 Deputados expulsos do PAIGC por não se terem alinhado com as orientações do mesmo no parlamento, tem feito os devidos contactos para ir pedir desculpas ao Partido e, consequentemente, alinhar-se com as orientações da actual direcção do partido.

Atitude que nós louvamos e recomendamos aos restantes, nomeadamente Braima Camará, na qualidade do promotor principal desta luta desnecessária.

Os elementos que compõem o Grupo não se dão bem, alguns nem sequer se falam, como se pode ver: Braima Camará e Barico Katchafaia Djá não se falam, porque Braima nunca concordou com o Presidente Jomav em nomear Baciro ao cargo do Primeiro-ministro, tendo sempre preferido Soares Sambú. Pela razão exposta, Braima foi-se descansar em Portugal, deixando, sabiamente, o Presidente Jomav sozinho com o seu Primeiro-ministro katchafaia, confidenciou a nossa fonte, adiantando que Braima só regressará ao país no dia 7 do próximo mês.

De igual modo, Manelinho e Baciro Djá, ambos dissentes do partido, não se dão bem, por razões que não podemos revelar aqui. E muitos outros casos que não podemos citar nesta nossa breve intervenção.

Entretanto, queremos deixar bem patente que o Grupo dos 15 tende a tornar-se cada vez mais fraco e estamos em perfeitas condições de afirmar que nos próximos dias haverá uma bomba política jamais vista durante a crise política vigente.

A todos, um bom fim de semana.        

De: Lope ku Fundinhu: sibu miti mon na Fundinhu, buna pega Lope.


sexta-feira, 26 de agosto de 2016

ÚLTIMA HORA: TERMINOU A REUNIÃO ENTRE PAIGC E PRS



Terminou há pouco a reunião entre PAIGC E PRS, mas tudo indica que as negociações vão continuar na próxima Terça-feira, na sede do PAIGC. No referido encontro poderá haver desfecho das negociações que visam encontrar a solução para a saída da crise política que tem assolado o país há mais de um ano, apurou o Blog Guiné-Bissau Positiva junto duma fonte partidária. 

As informações apuradas pelo nosso Blog indicam que as negociações estão num bom caminho e que as duas delegações mostram-se flexíveis nas suas posições para aproximar os pontos divergentes.  

De: Lope ku Fundinhu: sibu miti mon na Fundinhu, buna pega Lope.

REUNIÃO ENTRE PAIGC E PRS



Daqui a nada dar-se-á por iniciado, na sede do PRS, a reunião entre as duas principais forças políticas com maior representação parlamentar, apurou uma fonte partidária.

Segundo a mesma, o encontro será retomado na Terça-feira, na sede dos libertadores, para dar continuidade aos trabalhos da negociação, destacando que há fortes indícios que o país poderá ter um novo Governo.   

De: Lope ku Fundinhu: sibu miti mon na Fundinhu, buna pega Lope.

OPINIÃO: GALINHA PINDRADU KATA SIBI SI KAMINHU LUNDJU



NA BOM BARDADI, DOMINGOS SIMÕES PEREIRA I LUTA NAN PA PUDER ATÉ NA DIA KI CONKISTAL; BRAIMA CAMARÁ I LUTA NAN PA PUDER, INFILIZMENTI IKA OTCHAL, MA NÔTA PUNTA:

KE GORA KU JOMAV FASI PA TCHIGA PUDER??? PRATICAMENTE NADA! I TCHIGA LA PABIA I DADU BULEIA, IKA KANSA NA OTCHAL KILA KU PUI IKA RISPITA PUDER. INA NUMIA AOS INA DIMITI AMANHÃ, INA BATI GUVERNU, INA LANTANDA. ALI TOKI I SUBSTITUI DJA AUGUSTO MIDANA NA BATI. NOS TAM BU TOMA NAN RAPAZ DI DJINTI SI DUMBU! AMPUSSSSSSSSSSSS!

JOMAV DIXA TERRA IANDA, DJINTIS KANSAU DJA DEH! YOOOOOOOOOO…

De: Lope ku Fundinhu: sibu miti mon na Fundinhu, buna pega Lope.

CIPRIANO CASSAMA EM DEFESA DA LEGALIDADE DEMOCRÁTICA



Cipriano Cassama disse não ter competência para convocar a sessão parlamentar, sem que haja a deliberação dos 3 órgãos internos da instituição que dirige, nomeadamente Conferencia dos líderes, Mesa da ANP e a Comissão Permanente.

O homem tem sido fiel ao seu partido, às leis da República, aos princípios democráticos… enfim, ao povo guineense, defendendo sem trégua a legalidade democrática no nosso país.

Pensavam que podiam comprar a sua consciência, mas já chegaram à conclusão que o homem dispõe duma consciência quase incorruptível. O mal é que essa gente pensa que todos os políticos têm a mesma consciência com o traidor Botché Candé. Mas só queremos que saibam que com Cipriano, não vão conseguir. NUNCA!   

Cassama, avante!

De: Lope ku Fundinhu: sibu miti mon na Fundinhu, buna pega Lope.

OPINIÃO: PRS ENTRI SPADA KU PAREDI



Hoje, constata-se com clarividência que o Partido da Renovação Social (PRS) se encontra entre espada e parede no xadrez político guineense, do qual só pode emergir mediante aceitação da proposta apresentada, no último encontro mantido entre as duas formações políticas, pelos libertadores cujo conteúdo se traduz fundamentalmente na formação de um novo Governo de Unidade Nacional que contará com a participação de todos os partidos políticos com representação parlamentar.

Um PRS que está praticamente dividido e a caminho de perder 8 dos seus Deputados que se apresentam firmes em não se alinharem com as orientações políticas do partido nas próximas sessões parlamentar.

Um PRS que não tem sido capaz de aniquilar a maioria originária do PAIGC no parlamento guineense, concretamente na Comissão Permanente, inviabilizando o normal funcionamento deste órgão da soberania.

Um PRS que embora tenha sido apontado como suporte parlamentar do actual Executivo, não tem clicado nas mesmas teclas com o chefe do Executivo, Baciro Djá.

Um PRS cujos membros do Governo são frequentemente desautorizados pelo Presidente da República, José Mário Vaz. Neste ponto, a questão que se coloca é: Afinal de que partido é este Governo? Aqui se encontra melhor resposta: é da iniciativa presidencial, ou seja, é do Presidente da República, José Mário Vaz e do grupo dos 15. Ora, que nós saibamos é que o Governo não é dos deputados e, muito menos, do Presidente da República, mas sim dos partidos políticos concorrentes às eleições legislativas.

Que fazer, então? É, nada mais, nada menos, aceitar pronta e incondicionalmente a proposta do PAIGC que se consubstancia na formação de um novo Governo de base alarga. Contudo, aconselhamos ao PAIGC que analise muito bem este este namoro com o PRS, antes de celebrarem o casamento de novo, porque é um partido que faz política sem princípios. Quando assim é importante precaver. Senão vejamos:

Quem não viu delegação do PRS a saída do encontro com José Mário Vaz quando este último auscultava os partidos políticos com o fito de demitir o Governo liderado pelo Eng.º Domingos S. Pereira? É o mesmo PRS e as mesmas personalidades que hoje seleccionem todos adjectivos pejorativos para qualificar o GOVERNO que hoje todos os guineenses consideram de melhor ao longo da nossa história.  
   
De: Lope ku Fundinhu: sibu miti mon na Fundinhu, buna pega Lope.