segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

IMAMES E RÉGULOS TAMBÉM NA POLÍTICA?!

O seu Blog, Guiné-Bissau Positiva – comprometido com a defesa dos superiores interesses do martirizado povo guineense e isento da crónica manipulação política, encontra-se na posse de informação que aponta que o Presidente da República, José Mário Vaz, prepara-se para realizar uma “Presidência Aberta” junto da nossa população, durante a qual far-se-á a acompanhar de 10 Imames e 10 Régulos que já foram seleccionados, em como demonstrar a sua simpatia para com os muçulmanos. Mas como??? Se bem que ele não passa de um animista!

Os mesmos, quando se avizinhava a reza de Tabaski, já haviam recebido do Presidente da República 70.000 Francos da Comunidade Financeira Africana a cada um deles para a compra de carneiro. Segundo um deles, já foram contactados para fazerem parte da comitiva presidencial durante Presidência Aberta que se realizará em breve.

Jomav, si buka pudi manda ku tranquilidadi, pabia dibu incompetência, kabu dividi povo guineense. Imames kuma pubu bata adora Deus, bu sai tras di kil bu satanas. Idipus kuma sibu da elis dinheru, ena mamal diritu nan pabia buka kalura parel, kila i dinheru di povu.

De: Lope ku Fundinhu


sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

VERDADE SEJA DITA, GUINEENSE




Verdade seja dita, sim!

Mais uma vez, e dentro do pensamento de que nos nutrimos e que nos identifica, propomos hoje, caro leitor e guineense, que façamos, juntos, uma reflexão (mais uma reflexão) em relação à nossa vida, no nosso país. 
A força da verdade é o único instrumento material (como acreditamos que é) e espiritual capaz de nos iluminar os nossos corações e o caminho que trilhamos, objectivando salvar o nosso país, o nosso Estado, da situação complicada em que os nossos decisores políticos o têm abandonado. Portanto, verdade seja realmente dita!

Irmãos guineenses,

Pensemos na nossa democracia, no nosso modelo democrático e respondamos, cada um por si e para si, enquanto guineense, sobre quem deve governar o nosso país: se partido perdedor de eleições ou o que ganhou eleições?

Se hoje apelamos consenso entre actores políticos do nosso país, particularmente apelos do Presidente da República, perguntemos: quem foi que disse que o consenso à volta do primeiro governo da presente legislatura era uma mina para a nossa democracia? – Não foi nem P.A.I.G.C – lubu ku kema kosta – nem PRS – Sulu Demba – verdade seja dita!

Quem solicitou a mediação da comunidade internacional da crise em decorrência no nosso chão e que não está agora de acordo com o mediador?

Quem disse que assumiria todas as rédeas do desenvolvimento do país em menos de três meses, depois do derrube do governo liderado por Carlos Correia? E o país está superdesenvolvido, não é?
Quem disse que havia chegado o tempo de o guineense denunciar os seus actos, se contrários à vontade do povo? Mas quem depois mandou impedir todas as espécies de manifestações populares, ainda que pacíficas e legais?

Enfim, quem disse que nada faria que desiludisse o povo e depois fez tudo ao contrário e hoje, ele mesmo, vem reconhecendo as suas vergonhosas asneiras políticas e diz que pede desculpas?
É chegado a hora, guineense! Portanto: verdade seja dita, porque “só ela nos libertará”, como disse o nosso bom bispo.

Com profunda revolta e amor à pátria!

De: Lope ku Fundinhu